terça-feira, 23 de novembro de 2010

Perfil dos professores da EJA



O Educador da EJA

Para que a atuação na EJA aconteça é necessário que os educadores contemplem uma série de características para que este trabalho possa se concretizar de forma ampla e significativa, sendo estas: ter uma formação acadêmica ou em serviço com os tempos de juventude e vida adulta; conhecer a comunidade em que atua e sua formação, bem como, sua realidade e como vivem e trabalham os jovens e adultos; participar, conhecer e entender os Movimentos que se organizam em prol de conquistas para os populares; cooperar de forma crítica e competente na elaboração do PPP da escola assegurando os direitos da EJA; Construir uma prática dialógica nos espaços, tempos, e processos da EJA, considerando os saberes da vida como conteúdos fundantes do processo pedagógico; entender e respeitar de maneira positiva a diversidade de território, idade, gênero, sexo, raça/etnia, crenças e valores, assumindo-a como elemento pedagógico; apresentar projeto de trabalho solidário para intervenção na realidade sócio- política dos educandos da EJA.
Em relação a teoria e prática, estes dois termos se articulam, pois a teoria é o suporte para que a prática se constitua, uma vez que a teoria é a forma em que podemos interpretar e compreender o nosso meio para depois agir sobre ele, e esta é a linha que o educador da EJA deve seguir.
O educador da EJA precisa como método fundamental para exercer a sua prática, conhecer e explorar o que o aluno já sabe, propiciar situações que possam investigar como está se estabelecendo a aprendizagem dele, jamais esquecendo que trabalhar em cima das experiências dos alunos permitirá que eles possam fazer constatações sobre o que acontece no mundo em que vivem, bem como, posicionar-se frente a um fato.

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