quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A identidade profissional dos professores

Destacamos três dentre as formas do professor conquistar sua identidade profissional e desenvolver competências:

Formação continuada – A formação continuada se faz necessária, pois o professor, através dela, tem a oportunidade de repensar e de aperfeiçoar a sua prática em sala de aula. Durante sua formação inicial, o professor adquire os conhecimentos teóricos e práticos necessários para sua atuação profissional, mas é na educação continuada que ele moldará sua identidade profissional, na medida em que entra em contato com novos conhecimentos e práticas, tendo a oportunidade de analisar de forma crítica e reflexiva o seu saber e o seu fazer.

A conquista da profissionalidade – Para que o professor conquiste a sua profissionalidade é preciso que ele adquira a profissionalização através de cursos de formação inicial e continuada, que possibilitem a ele aprender e desenvolver competências, habilidades e atitudes características de um educador, bem como o profissionalismo, que refere-se ao seu desempenho e compromisso como professor. Um educador preparado é aquele que possui a profissionalidade e o profissionalismo, pois ele estará apto a desenvolver a sua prática que estará fundamentada em um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos através de cursos, palestras ou seminários e na aplicação de seus deveres e de suas responsabilidades como um profissional da educação.

Uma das competências necessárias para participar da gestão da escola – Para tornar-se participante ativo da gestão da escola faz-se necessário saber dos assuntos tratados e familiarizar-se com os mesmos, isto se faz necessário também, quando há participações em grupos e reuniões, todos que fazem parte precisam estar interados sobre todos os assuntos que surgirem. Os professores que atuarem na gestão devem ter conhecimento sobre as leis regentes, normas, planos , enfim tudo que representar a parte burocrática da escola, e tornar disponível o acesso destes documentos aos demais professores e pessoal técnico-administrativo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Scrap Rústico|Templates e Acessórios