segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Algumas questões: PCN de Língua Portuguesa


Segundo o PCN de Língua Portuguesa os objetivos gerais para o Ensino Fundamental são os seguintes:
• expandir o uso da linguagem em instâncias privadas e utilizá-la com eficácia em instâncias públicas, sabendo assumir a palavra e produzir textos — tanto orais como escritos — coerentes, coesos, adequados a seus destinatários, aos objetivos a que se propõem e aos assuntos tratados;
Com esse objetivo se quer que os alunos aprendam a usar a linguagem nas mais diversas situações além de diferenciarem os objetivos referentes ao diversos tipos de texto e suas finalidades.

• utilizar diferentes registros, inclusive os mais formais da variedade lingüística valorizada socialmente, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participam;
Alcançar a compreensão de que existem meios diferentes de se registrar a linguagem e usá-los nas diferentes circunstâncias.

• conhecer e respeitar as diferentes variedades lingüísticas do português falado;
Se quer valorizar as diversas formas de linguagem que podem existir no que diz respeito a língua falada.

• compreender os textos orais e escritos com os quais se defrontam em diferentes situações de participação social, interpretando-os corretamente e inferindo as intenções de quem os produz;
O que se busca com isso é que os alunos entendam textos (orais e escritos) e os interpretem, além de compreenderem as intenções do autor.

• valorizar a leitura como fonte de informação, via de acesso aos mundos criados pela literatura e possibilidade de fruição estética, sendo capazes de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
O objetivo é valorizar a leitura mostrando aos discentes o quão importante ela é e que através dela podemos conhecer muitas coisas, sejam elas reais ou fantásticas, bem como ter acesso a informação e buscar os materiais escritos para diversos fins.

• utilizar a linguagem como instrumento de aprendizagem, sabendo como proceder para ter acesso, compreender e fazer uso de informações contidas nos textos: identificar aspectos relevantes; organizar notas; elaborar roteiros; compor textos coerentes a partir de trechos oriundos de diferentes fontes; fazer resumos, índices, esquemas, etc.;
Entender a linguagem como forma de aprendizado e saber buscar informações nos textos lidos.

• valer-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, sendo capazes de expressar seus sentimentos, experiências, idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar os dos outros, contrapondo-os quando necessário;
O que se quer alcançar é a linguagem como meio de se expressar, compreender o que os outros pensam e dialogar para expor seu ponto de vista.

• usar os conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua para expandirem as possibilidades de uso da linguagem e a capacidade de análise crítica;
O objetivo é se utilizar das aprendizagens no campo da linguagem para usufruir da língua em diferentes situações e aumentar a capacidade crítica dos alunos.

• conhecer e analisar criticamente os usos da língua como veículo de valores e preconceitos de classe, credo, gênero ou etnia.
Compreender que a linguagem pode ser usada para veicular preconceitos, mas também valores, e então analisá-la criticamente.

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