terça-feira, 23 de novembro de 2010

Comentário sobre o texto "Método Paulo Freire"


Comentário sobre o texto: "MÉTODO PAULO FREIRE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" o qual foi trabalhado em aula.

Após ler o texto "MÉTODO PAULO FREIRE: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA" pude perceber de forma clara e direta o que esse educador fez referente a educação de adultos. Posso dizer que ele deu o "pontapé inicial" para a mudança nessa etapa de ensino, tendo em vista que propôs uma metodologia bem diferente das já instauradas na sociedade brasileira.
Achei bem interessante saber que Freire começou a "testar" suas ideias com grupos pequenos de adultos analfabetos que depois foram aumentando progressivamente, até chegar aqueles trezentos trabalhadores rurais alfabetizados em um mês e meio. Além disso, a metodologia desse educador ganhou destaque nacional e mesmo quando exilado Paulo Freire não deixou de espalhar suas experiências para outros países. As ideias de conscientizar os adultos e tirá-los da alienação eram muito difundidas na metodologia freireana bem como a questão do diálogo. Freire defendia que educador e educandos deviam conversar, trocar experiências e juntos produzir conhecimentos novos além de valorizar os conhecimentos e vivências de cada um.
A metodologia proposta pelo educador Paulo Freire foi aceita até antes da ditadura militar, onde tornar adultos analfabetos em pessoas críticas passou a ser uma ameaça ao país. Indiferentemente a isso, os métodos freireanos buscavam alfabetizar os adultos a partir de palavras significativas para eles e isso com certeza era inovador pois começava-se a dar voz e vez para adultos que nunca foram valorizados. Essas ideias inovadoras surtiram efeito uma vez que muitos adultos foram alfabetizados e puderam compreender coisas simples do cotidiano como ler receitas, pegar um ônibus, escrever uma carta.
Enfim, com essa metodologia de palavras geradoras, Paulo Freire buscava mostrar aqueles analfabetos que eles tinham conhecimento e que suas vivências serviam para ajudá-los a aprender a ler e escrever. Com isso muitos adultos puderam transformar suas vidas aprendendo significativamente e se alfabetizando, pois sempre é tempo de aprender e todos tem esse direito.

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Scrap Rústico|Templates e Acessórios