terça-feira, 23 de novembro de 2010

Educação Geográfica: A Psicogenética e conhecimento escolar

Comentário sobre o texto ("Educação Geográfica: A Psicogenética e o conhecimento escolar") que foi trabalhado em aula.

O texto traz um novo meio de se perceber a geografia o qual achei bem interessante e inovador. Concordo com o artigo pois essa disciplina é encarada como informações a serem decoradas e sua aplicação, fora da sala de aula, não é compreendida. Conceber a geografia de acordo com o que o texto propõe é um novo meio de ensinar os alunos, além de proporcionar aprendizagens mais significativas. É preciso auxiliar as crianças a lerem o mundo, apresentando diversos conceitos e fazendo ligações entre todos os assuntos pertinentes a essa área de ensino. Os professores precisam mudar sua metodologia e didática para que a geografia passe a ser vista de uma maneira nova e integrada a outras disciplinas pois assim as experiências de ensino terão maior significado.
Muito interessante, também, a ligação com as ideias piagetianas pois fica fácil entender o porquê de muitos conceitos. Perceber que a geografia não é composta de aprendiazagens repetitivas é um grande avanço nessa área e assim os professores podem desenvolver atividades inovadoras. Portanto, é preciso compreender que para se ter aprendizagens significativas cabe aos educadores fazerem a ligação entre os conhecimentos prévios dos educandos e os conhecimentos acadêmicos. Ter a consciência de que as crianças passam por processos de assimilação, equilibração e acomodação é imprescindível para entender como as crianças aprendem.

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Scrap Rústico|Templates e Acessórios