quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Falando em GESTÃO ESCOLAR


A partir de uma entrevista, cujas perguntas foram elaboradas em sala de aula, buscamos conhecer um pouco mais da gestão escolar. No nosso caso a entrevista foi concedida pela vice-diretora da escola, que atende alunos do Ensino Fundamental.



A escola escolhida para fazer a entrevista de gestão escolar localiza-se na Zona Sul da cidade de Porto Alegre. A presente instituição de ensino foi fundada há bastante tempo e tem mais de cem anos de tradição no ensino público do bairro em que está situada. Atualmente conta com turmas de Educação Infantil (Jardim), anos/séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, funciona nos turnos manhã (das 07:30 às 11:30) e tarde (das 13:30 às 17:30), atende um público de classe média-baixa e baixa onde a maioria reside em comunidades carentes próximas a escola. A escola conta com cerca de 700 alunos, 53 professores e 06 funcionários.

Quem nos concedeu a entrevista foi a vice-diretora do turno da tarde que nos informou que o PPP foi constituído por um pequeno debate com os professores e sistematizado pela supervisão da escola. Segundo ela, o tempo e o espaço são organizados de modo a garantir o desenvolvimento de um trabalho pedagógico de qualidade, evidentemente influenciado por toda carência pedagógica e material da escola pública. Já a respeito do currículo a vice-diretora nos disse que ele é organizado dentro do que determina a lei com conhecimento mínimo para cada série/ano. Entretanto, falta ainda um trabalho que unifique o currículo dentro da escola para que haja, então, um trabalho multidisciplinar.

A equipe pedagógica conta, atualmente, com duas supervisoras. Uma delas é responsável pelo acompanhamento das turmas de anos iniciais e a outra acompanha as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Além disso, elas auxiliam o professor em seus planejamentos e no trabalho em sala de aula, tendo como meta o sucesso do aluno na escola. Com relação aos planejamentos a entrevistada nos disse que são realizados no início do ano e retomados ao longo do mesmo, adequando os processos quando necessário, principalmente nos anos iniciais. Ao questionarmos o aspecto da formação continuada ela informou que essa está restrita a um período antes das férias de julho e é organizada pela equipe diretiva e pedagógica. Infelizmente a grande maioria dos professores da rede pública está desmotivada para o exercício do magistério e por isso não compreendem a importância da formação continuada como forma de qualificação da prática pedagógica.

Sobre o Conselho Escolar a vice-diretora explicou que ele é composto por representantes de todos os segmentos da escola: professores, pais, alunos e funcionários, sendo o diretor membro nato deste Conselho. Já a eleição desse se dá por voto direto e secreto entre os membros, que atendam aos requisitos legais para o exercício do cargo. Normalmente faz-se por chapas que indicam o candidato a diretor e seus respectivos vices. Ela também explicou que são aptos a votar professores nomeados, alunos a partir da 4ª série/5º ano, alunos maiores de 14 anos, pais e funcionários. A validade das eleições está condicionada a participação de 30% da comunidade escolar e considera-se eleito o candidato que obtiver 50% mais um dos votos válidos.

A escola não tem políticas ou projetos de inclusão, no entanto aceita a matrícula de qualquer criança ou jovem. Conforme nos esclareceu a vice-diretora, a presente instituição de ensino não dispõe de profissionais habilitados para atender alunos com necessidades educacionais especiais.

A respeito das combinações coletivas a entrevistada informou que elas são estabelecidas em reuniões realizadas com a comunidade escolar, que são sugeridas pela equipe e discutidas as medidas a serem tomadas com toda a comunidade. É importante esclarecer, segundo ela, que na escola a participação da comunidade é quase insignificante (20%) e quando existe muitas vezes reduz-se a um espaço somente para reclamações.

Eles participam do projeto Mais Educação, que tem como objetivo melhorar a qualidade das aprendizagens dos educandos, e não há outro projeto de turno inverso. A escola oferece aos alunos oficinas de apoio pedagógico (nas áreas de língua portuguesa e matemática) dentro desse projeto e elas são realizadas no turno inverso as aulas. Os alunos têm as seguintes opções: judô, dança, criatividade e expressão, português, matemática e inclusão digital (essa última não está acontecendo pois os computadores foram furtados da escola). Também fomos informadas que os alunos participantes do projeto recebem almoço da escola.

Com relação a evasão e fracasso escolar a vice-diretora falou que apesar do Programa Mais Educação, que vem para auxiliar a escola na redução destes índices, ainda há indicadores significativos de fracasso escolar que ocorre principalmente nos anos finais do Ensino Fundamental. A entrevistada acredita que a desmotivação de alguns professores da rede pública, a falta de formação continuada e o pouco envolvimento da família na vida escolar do aluno estejam entre as causas desses problemas.

De acordo com a representante da escola eles podem contar com os Postos de Saúde e Conselho Tutelar, no entanto devido a forte demanda de tais órgãos o apoio está totalmente prejudicado. Reduz-se a algumas consultas médicas, que não atendem às necessidades reais da comunidade, e a raros contatos com o Conselho Tutelar, que pouco auxilia o trabalho da escola.

Com essa entrevista conseguimos perceber que a instituição de ensino busca fazer o melhor para atender satisfatoriamente sua comunidade escolar, entretanto esbarra em muitos problemas (falta de parcerias, de recursos humanos e financeiros, de participação familiar, de empenho, etc.) comuns a outras escolas públicas. Portanto, entendemos que a gestão escolar tenta unir todos os segmentos da escola (alunos, pais, professores e funcionários) com a finalidade de promover uma boa convivência entre todos, além de assumir suas funções administrativas, financeiras e pedagógicas.

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