terça-feira, 23 de novembro de 2010

O educador da EJA


Atividade proposta com o objetivo de identificar as principais características da formação/perfil dos/as educadores/as da EJA.

Segundo um dos artigos pesquisados, os educadores da EJA não possuem uma formação específica para atuar junto a esses alunos, portanto muitas vezes acabam se conformando e ministram as aulas de uma maneira pouco significativa. Esse mesmo artigo, encontrado no site “Cereja”, afirma que a maioria dos educadores são mulheres e que essas professoras se deparam com desigualdades. Isso ocorre pois a EJA não tem o merecido valor e seus educadores são vistos como uma classe excluída pela sociedade. Ainda nesse artigo é possível constatar que, para muitos professores, atuar nessa etapa de ensino é um “bico” para ganhar uma renda extra.
Alguns educadores acabam por infantilizar esse público de estudantes, propondo atividades que deveriam ser aplicadas com crianças. Ao ler comentários em um dos artigos pesquisados constatei que o uso de materiais didáticos infantis é comum em diversos lugares e que isso é um dos fatores de evasão dessa modalidade escolar.
Enfim, considero importante que se tenham melhores políticas públicas para investir nessa etapa de ensino a qual atende um público que está retornando para as salas de aula. Por diversos motivos esses discentes se afastaram da escola quando crianças ou adolescentes, portanto é preciso rever a postura de todos os envolvidos com a EJA para promover um aprendizado verdadeiro e significativo. Outro ponto importante é em relação as atividades propostas pois sempre falamos, independentemente da idade dos alunos, que elas devem ir de encontro com a realidade dos educandos, ou seja, estar contextualizada e entrelaçar os conhecimentos prévios/populares com os conhecimentos científicos.

Referências bibliográficas:
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/modalidades/infantilizar-estudantes-eja-432129.shtml?comments=yes#mostrar
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/jovens01.html#meto
http://www.faculdadesocial.edu.br/dialogospossiveis/artigos/11/14.pdf
http://www.cereja.org.br/arquivos_upload/saltofuturo_eja_set2004_progr5.pdf

0 comentários:

Postar um comentário

 
2009 Template Scrap Rústico|Templates e Acessórios